quarta-feira, dezembro 20, 2006

022 - 20/12/2006 - Dois Dias!


Finalmente encontrei São Francisco de Assis. A imagem, não o santo. A Cláudia amiga da Cláudia queria uma. Assim: A "minha" Cláudia é amiga da "outra" Cláudia que é a "culpada" por eu estar aqui. Nào fosse ela eu não teria vindo.
A outra Cláudia queria uma imagem de São Francisco, da Polônia.
Para não sair aindando na rua feito um tonto entrei na internet e procurei por referências ao santo aqui em Varsóvia. Mas não adianta digitar São Francisco de Varsóvia. Não funciona. Só encontrava páginas do Brasil. Com certeza, escreve-se de outra forma, pensei. Mas insisti e acabei descobrindo que o "Assis" de São Francisco é referente à cidade de Assis, na Itália, onde ele nasceu. Ou isso ou o site estava mentindo. De qualquer forma, consegui sair do Brasil e chegar na Itália, avancei mais de cinco mil quilômetros...
Depois de muita procura acabei desistindo. Não encontrava nada na internet. Parti para pesquisa de campo. Conheci uma polaca na empresa que falava português e foi ela quem passou o nome do santo em polonês "Swiety Franciszek Z Asyzv". Agora tava fácil. Era só entrar nas lojas e perguntar se conheciam Swiety Franciszek Z Asyzv.
Desisti de novo. Aqui foi, é e pra sempre será a terra do outro Papa. Todas as lojas tem estátuas, quadros, broches, pinturas, pingentes e figuras de "Jana Pawla II". Mas nada de Swiety Franciszek Z Asyzv.
Ontem, quando ia ao mercado comprar água, porque no hotel é inviável, vi na loja ao lado algumas imagens. Já fazia algum tempo que eu não procurava pelo santo. Como era mesmo o nome em polonês? Não lembrava a pronúncia. Resolvi arriscar. Imagem, no sentido de estátua, em polonês, é figurka. Disso eu lembrava. Então lasquei um "Do you have one figurka of São Francisco? haha. Inglês, polonês e português tudo junto em uma frase só.
E não é que ela entendeu? E melhor, tinha!
Já comprei e está devidamente embalada para presente. Com a etiqueta da loja. Galeria Sztuli Uzytkowej.
.
.
.
.
Com a foto lá de cima e essa de baixo dá pra ter uma idéia de como está o clima. Dá uma vontade de ir lá fora...


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada, Wander!!! Muito obrigada!!!
Em tempo: a culpa de você estar aí é todinha sua! Não vem jogando a responsabilidade pra cima dos outros, ehehehehe...
Queria ver se meus conhecimentos de idioma serviriam para alguma coisa se *você* não fosse competente...
Tenha uma ótima viagem de volta!
Beijos.